Twitter Brasil volta ao normal. Mas e aí?

O Twitter Brasil voltou ao normal no fim dessa tensa terça-feira. Depois do post TRE Atira Contra Twitter e Acerta Vítima Errada ser bem repercutido, de vários comentários e posts e até notícias em portais, recebemos o contato da empresa que administra o nosso domínio (a mesma que tirou o site do ar).

Publicamos uma nota no TBrasil, e vou replicá-la aqui para quem já está de passagem.

Aconteceu uma coisa muito chata com a gente nesta terça-feira, 09 de setembro.

Por causa de uma decisão liminar emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará o nosso blog foi retirado do ar. Porém, fomos a vítima de um caso que não tinha nada a ver com o nosso conteúdo.

Explicando:
Luizianne de Oliveira Lins, uma candidata à prefeita de Fortaleza, abriu um processo contra o Twitter. Um perfil fake com seu nome havia sido criado, e muito provavelmente por isso o pedido teria sido aberto (falamos em tom de hipótese, já que em momento algum a assessoria da citada ou do TRE falou conosco).

Nos detalhes da liminar que envolvia nosso blog, aparecia o seguinte texto no assunto do processo: “representação, propaganda irregular, internet, criação perfil falso, site twitter”. Rapidamente dá para perceber que o Twitter Brasil nada tem a ver com a história, certo?

Mas não foi assim que nos interpretaram. Cegamente, tiraram o blog do ar, e ficamos sem ação. A única ferramenta que tínhamos era a própria blogosfera, e assim que jogamos a “história” no ventilador rapidamente a indignação e revolta apareceu.

Após inúmeros posts e notícias em portais sobre o assunto, no final da tarde de terça-feira, a empresa responsável pelo registro do domínio entrou em contato conosco dizendo que houve um erro do tribunal, pedindo desculpas pelo engano e que a página já estava no ar novamente, entretanto com instabilidade durante as próximas 24 horas.

E agora, a história terminou? Não. Não podemos nos calar diante essa falta de maturidade e responsabilidade. Fomos atingidos por um problema que não tem a menor relação com o trabalho que desenvolvemos aqui. Nosso país vive uma situação lastimável, onde nossa justiça eleitoral não sabe nada sobre internet.

Pelo visto, o Twitterbrasil.org foi o escudo do Twitter.com, afinal, se não tivesse errado o alvo, a plataforma de postagem estaria então fora do ar? Agora, que o “escudo” foi tirado da batalha, o que vai acontecer?

Com certeza medidas serão tomadas após esse episódio. Se a gente tiver mais novidade, a gente conta.
Vale a pena conferir as publicações feitas sobre o assunto:

Update: é muito link, e como está tendo muitas outras publicações, estou salvando tudo aqui no Delicious. Vocês podem acompanhar (e até colaborar) seguindo a tag BloqueioTwitter

10 thoughts on Twitter Brasil volta ao normal. Mas e aí?

  1. Pingback Anderson Nascimento » Blog Archive » Dia de tensão na twittesfera
  2. Raquel por aqui ainda está off, mas tenho certeza que amanhã estará ON.

    Suas indagações são oportunas, temos que estar atentos.

    Foi muito legal ver a união entre os blogs.

    Abraços

    AN :)

  3. Pingback Blog é atingido por bala perdida | CgBrasil.net
  4. Olá Anderson,
    pois é, ele fica instável nessas primeiras horas, infelizmente.

    E é verdade, a blogosfera se mostrou forte mais uma vez!

    Valeu demais!

  5. Revolta!
    como comentei antes a Justiça Brasileira e burra! Por que diabos eles não perguntam antes de bater???
    Agora vai aparecer um fake da v@g@b|_|n|)a da Luizianne de Oliveira Lins no Orkut e o Orkut.net vai ser bloqueado.
    Não podemos abaixar a cabeça e aceitar igual o escândalo Cicarelli!
    Eu voto por um Bomb com o nome da Luizianne de Oliveira Lins e o direito de expressão sobre qualquer meio de comunicação!

  6. Isso é uma total falta de noção da justiça brasileira. Que devido a falta de conhecimento sobre a internet toma decisões equivocadas e por muitas vezes injustas, como é o caso do Twitter Brasil.

    Acredito que vocês, apesar do trabalho que dá, deveriam procurar os meios legais também para que sejam tomadas providências. Mesmo que saibamos que o processo é lento e demorado, seria no mínimo justo e quem sabe não forçe uma certa conscientização com relação ao que acontece.

  7. ha ha ha. isso não é nada. aguardem o PLS do senador azeredo: não vão só tirar os sites do ar não. neguinho agora vai pra cadeia! e até provar q boi deitado não é vaca, o couro vai comer. gente analfabeta no assunto tentando legislar é fogo.

    é preciso uma mobilização urgente e forte da blogosfera para evitar q esse monstro jurídico entre em vigor. por enquanto só os provedores parecem demostar alguma preocupação.

  8. Pingback » Retrospectiva F5 em Você - Raquel Camargo
  9. Pingback » Twitter Brasil e TRE/CE: acho que a novela acabou - Raquel Camargo

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>