Raquel Camargo
Aleatoriedades online
Aleatoriedades online
By uskatpayday loans
Depois da polêmica ocorrida nesta terça-feira iniciada pela promoção que envolvia a Visa e o Walmart, que de trending topic de sucesso passou a ser um grande fail em poucos minutos, hoje vemos outra situação curiosa marcada pelas hashtags no Twitter.
Deixando o cargo de governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves virou destaque no microblog durante esta tarde. Inicialmente a hasthtag #obrigadoaecio estava sendo usada por inúmeros usuários favoráveis ao político para agradecer alguma ação.
Em pouco tempo o termo se tornou um dos mais citados do Brasil naquele momento. Contudo, com a mesma velocidade começaram a surgir tweets usando a hashtag #obrigadoaecio com mensagens irônicas.
Tudo misturado. Críticas e elogios, favoráveis e anti partidários, tudo isso sendo publicado usando uma mesma hashtag.

Diante dessa situação a dúvida (desesperadora, eu imagino): como monitorar isso?
Imagine você aí é um dos analistas do governador e uma de suas funções é monitorar o que falam sobre ele através do Twitter. O mais básico que se costuma fazer é seguir um termo: toda e qualquer menção a ele é um conteúdo a ser observado.
Mas e quando aquele termo se torna um dos tópicos mais populares do país? A frequência de atualizações é alta, às vezes chega a ser difícil acompanhar… Contudo, tudo se torna mais confuso e complexo quando o mesmo termo (que a priori tem um contexto positivo – obrigado, Aécio) se transforma em uma estratégia de sarcasmo? Como avaliar isso?
Esse não é um post-resposta, infelizmente. Não tenho uma solução simples, rápida e prática para tal problema (aliás, para nenhum dos problemas das mídias sociais), entretanto é uma questão importante a ser desenvolvida em casos de atividade em ambientes que contam com conteúdo produzido por usuários.
31/03/2010 - 14:05
Falem bem, falem mal…
Só têm que entender (leia-se assessores, partidários e etc), que é uma via de mão dupla. Aos mesmo tempo que colhe-se reações positivas, colhe-se negativas.
Tentar puxar saco de algo/alguém em um meio onde a liberdade de expressão é a lei (que continue assim), dificilmente dá certo.
31/03/2010 - 14:05
Raquel,
estava ontem discutindo isso com uma amiga de pós, @lauradias. Não é fácil termos essa percepção da ironia ou do elogio sincero com essas hashtags. O que acredito ser uma saída é analisar os outros tweets daquela pessoaa ver como ela se relaciona com o que está referenciado na hashtag. No caso do Aécio, penso que, por se tratar de um político, a ideia seria partir sempre do ponto de vista negativo, pela imagem que os político têm no Brasil, em geral. Mas, é preciso estudar caso a caso para se chegar a uma conclusão se é positivo, negativo ou até mesmo neutro.
Abs,
Fábio.
31/03/2010 - 14:10
Oi gente, valeu pelos comentários.
Concordo com os 2.
@Gabriel – acho que eles vão entender a “mão dupla” na marra. Como poderiam pensar em censurar inúmeros usuários que estão usando a mesma hashtag? E tem gente que vai pensar exatamente assim: “uau, que show, o Aécio no TTBR, que sucesso” e pronto rs
@Fábio – pois é, acho que o lance mesmo é fazer a análise na unha, quando mais individual a análise melhor…
Beijos
31/03/2010 - 14:16
O monitoramento é difícil, mas com uma equipe de análise boa dá para saber exatamente o que os eleitores pensam e tentar reverter.
Todas as mídias sociais que aproximam as pessoas são boas nesse ponto, pois toda empresa ou político pode saber o que estão falando deles.
O único problema é como reverter, pois tem coisas que o político ou a empresa erram e as pessoas não perdoam
31/03/2010 - 14:18
Falando em monitoramento de mídias sociais acho válido repassar os slides
http://www.slideshare.net/lucasvgr/oficina-de-buzz-monitor-em-mdias-sociais-15-edted
Pra quem não foi no EDTED do Rio, dá tempo de ir nos outros ainda e assistir essa oficina
31/03/2010 - 14:20
@wendel – opa, essa é uma ótima dica mesmo. Obrigada =D
31/03/2010 - 14:25
Sou apenas um mineiro que gosta de política, mídia e etc. Apesar de não atuar nesse ramo.
Ao entrar no twitter e perceber a hashtag #obrigadoaecio , eu me assustei com esse “apoio” que não é unanimidade aqui em minas de maneira alguma.
Quando eu percebi que na verdade os mineiros estavam usando a tag de forma irônica, aliás, cabe um parabéns enorme para a população de minas, a ironia é um meio de humor e crítica MUITO inteligente e por isso mesmo tem tanta gente que não tá entendendo muita coisa no twitter, eu fiquei feliz e entrei na onda completamente. Diferente de outros meios como jornal e televisão, no twitter a notícia é construída pelo cidadão comum em tempo real e é muito mais fácil comprar um meio de comunicação do que uma população inteira.
Taí Brasil, O Aécio que os mineiros acham mas nunca tiveram a oportunidade de dizer
31/03/2010 - 14:27
@rafael – olá! É verdade, ironia é uma estratégia muito boa rs . Mas antes da hashtag #obrigadoaecio se tornar um termo de protesto ela estava sendo usada como forma de elogio e agradecimento mesmo.. Mas agora é outra história rs
31/03/2010 - 15:51
Estranho agora no twitter não aparece mais nada?!
Será a censura também?!
Gostei do seu post, e queria saber mais sobre midias digitais, há algum livro seu publicado, quero le-lo,
ah… Deixei meu agradecimento pro aecio também, enfim ele está saindo, então…
agradecer…
31/03/2010 - 17:38
Raquel desculpe a pergunta mas vc é mineira? em especial belohorizontina?
Todos nós, mineiros, temos consiencia da censura que foi imposta pelo nosso ex-governador Aécio Neves nos últimos 8 anos, desde problemas politicos sérios, alianças estratégicas, até problemas relacionados a sua vida pessoal, tudo era de grande conhecimento do público, entretanto não era noticiado. Em diversos seminários que fui, vi vários alunos de jornalismo enfrentarem jornalistas importantes sobre a não publicação destes fatos e nunca gerar efeito nenhum.
Honestamente, desde o momento que comecei a acompanhar a hashtag não vi qualquer elogio, vi links para sites que apoiavam o Aécio, mas elogio diretos no twitter não vi nenhum. Talvez para quem não é mineiro não deve ter percebido que no final de alguns tweets faltava o #fail ou o #not, mas é porque parecia claro para nós.
O que para mim foi o maior problema da hashtag é que diversos problemas não eram nem da aerea do governador de se resolver e sim do prefeito de BH Márcio Lacerda, mas por causa do apoio dado pelo Aécio foi aceitado diretamente como problema causado por ele.
Tenho certeza que a assessoria do ex-governador tem maneiras de monitorar todo o conteúdo postado, infelizmente não sei como, mas eles controlaram nossa imprensa por 8 anos, um TT do twitter não deve ser tão dificil. Além disso até onde sei, a hashtag começou, ou pelo menos o que levou a ela entrar nos TTs foi graças a faixas espalhadas por BH que realmente demostravam apoio a ele, e que provavelmente foi fruto de sua própria assessoria.
Para mim, não passou só de uma forma de expressar publicamente e em grande escala o que os mineiros guardaram por 8 anos, e foi muito menor do q o merecido.
31/03/2010 - 17:51
Com um volume tão grande é quase impossível avaliar e analisar todo conteúdo. É necessário fazer uma análise utilizando amostragem. Sobre a ironia, é complicado identificar mas uma boa equipe de análise resolve o problema.
Se alguém souber de alguma ferramenta para monitorar um volume tão grande, compartilha ai.
abs,
31/03/2010 - 18:27
Marina, eu acompanhei desde o começo e parece que no twitter começou tudo junto com a mensagem do link abaixo, e claro com mais algumas outras pessoas da mesma agência.
http://twitter.com/marloscarmo/status/11363272434
31/03/2010 - 19:06
@Luciana: a hashtag continua sendo usada (e olha que já é noite) rs
@Marina: sim, sou de BH mesmo. Eu fui uma das que desabafou através da hashtag, pode olhar no meu twitter. neste post eu tentei ser menos parcial e opinativa, mas eu concordo demais com isso. Agradeço a ele por sair do governo, cá entre nós.
@bernas: tb tô afim de descobrir uma metodologia melhor
@felipe, perfeito! obrigada
01/04/2010 - 09:49
Bem, eu acho que tem maneiras de monitorar isso sim. É bastante factível na verdade e não é nada tão novo assim.
Tentar identificação automática de sentimento usando processamento de linguagem natural obviamente não vai funcionar neste caso da ironia. O caminho que eu tentaria seria como o Fábio falou acima: identificar o perfil do twitteiro, tanto por uma amostra maior dos posts dele (dificilmente as pessoas mudam de posição política no curto prazo) combinado com uma análise do círculo de amigos e blogs relacionados, assumindo que há uma clusterização ideológica.
Outro ponto, neste tipo de análise, é como visualizar esse volume de dados de forma fácil e que faça sentido. Eu acredito num tipo de visualização que combine características hierarquicas e sintáticas facilitaria bastante na busca de insights em grandes volumes de dados textuais.
Combinado a uma equipe experiente de analistas, eu acho que é o que funcionaria.
01/04/2010 - 17:01
Raquel,
Ótima discussão levantada!
Achei sua expressão perfeita: essa é uma análise que tem que ser feita “na unha” mesmo.
Ferramentas de monitoramento não vão funcionar, só a análise crítica de um ser humano mesmo (no caso, vários!).
Um trabalho danado! Mas necessário. Pior seria se gente despreparada estivesse fazendo o monitoramento e contasse apenas o número de tweets mencionando a hashtag. Já pensou?
Realmente, se alguém tiver dicas de ferramentas para compartilhar, será ótimo. Mas até hoje já vi várias que se enganam bastante quando se trata de sentimento sobre a marca. Neste caso, então, com certeza seriam inúteis.
Abs,
Marisa
05/04/2010 - 13:08
Não dá para sonhar com uma semântica nesse operacional. Computadores não vão entender todas as variações de ironia no planeta. Se quer monitorar coisas assim, tem que contratar gente e fazer análise humana. O que pode ser feito é utilizar ferramentas que agrupam a análise em filtros de positivo, negativo, neutro, dividindo por classes e categorias. Eu realizo monitoramento e análise utilizando a ferramenta Post Express, que permite tudo isso. http://www.postx.com.br
abs
27/05/2010 - 16:00
Oi Raquel
Vc viu que os Israelenses conseguiram resolver o problema da detecção de ironia?
http://www.smartplanet.com/business/blog/business-brains/new-algorithm-spots-sarcasm-in-customer-testimonials/7192/
27/05/2010 - 18:01
Ei Kenji,
pois é, os algorítimos com muito “treinamento” podem ir sacando as coisas aos poucos rs
bem legal
Obrigada pela lembrança