Mídias Digitais

4 razões para investir em Marketing Digital

texto de Karina Marçal:

A popularização do acesso à internet que teve seu grande salto nos anos 2000, fez com que quase todos os tipos de relações passassem a ter suas versões online. Grupos de amigos, grupos para se conhecer pessoas, determinados por alguma afinidade ou não.

Diminuiu-se o uso do telefone enquanto se manteve crescente o consumo das conversas via chat. Tudo, muito rapidamente, migrou para a internet. Muitas vezes até deixando de existir analogicamente.

Diante da enorme concentração de consumidores nas redes, as relações comerciais, não deixaram de pôr vistas à grande oportunidade de se chegar às pessoas, e também foram naturalmente adentrando o mundo virtual. E, para estes, as possibilidades de ganhos se mostraram ainda maiores que para usuários pessoais. Podendo surpreender (e muito) à medida que evoluímos tecnologicamente. No entanto é preciso arriscar, investir em algo que ainda que é novo. Mas que vem obtendo cada vez mais sucesso em seus resultados.

Dentro das razões para se investir em marketing digital, destacamos aqui quatro motivos, que devem ser analisados com bastante cuidado.

1- Garantir a presença online

Fazendo marketing digital você mantém a presença da sua empresa no ambiente virtual. Ainda que não tivesse um ganho efetivo, o que definitivamente não é verdade, fazer o marketing da sua marca ou empresa na rede, significa estar presente onde tudo acontece.

Onde existe interações interpessoais e comerciais. É garantir-se também, presente em um futuro que exclui o que não está digitalizado.

2 – Possibilita a mensuração e controle das ações de marketing

As ferramentas de controle de ações disponíveis no meio digital nos permitem um maior conhecimento do público com o qual estamos lidando. Nos permite saber onde devemos investir mais, e de que forma. Essas ferramentas podem ser utilizadas para fornecer certos dados, como quantas pessoas visualizaram seu site, idade, perfil social, área geográfica, entre outras características. Através das mesmas ferramentas você pode escolher também os grupos sociais aos quais você quer chegar. O melhor destas ações é que elas são possíveis em diferentes níveis de investimento. Não estando restrita apenas às empresas que podem fazer grandes investimentos.

3 – Experimentar e errar sem grandes prejuízos

O segredo do sucesso nas ações de marketing digital é, sem dúvida, um bom planejamento. Para isso é preciso experimentar. É preciso provar, errar, e melhorar com os erros.

Aprender também tem seu custo. Mas a boa notícia é que os erros, neste caso, podem ser infinitamente mais baratos que nos investimentos de marketing tradicional. Pode-se experimentar de pouco a pouco, e a medida que se vai ganhando experiência, e conhecendo melhor o retorno,investir mais, ou menos. Dentro das muitas possibilidades existentes de se fazer marketing digital, um que se destaca neste no quesito “custo benefício” é o Inbound Marketing, que se baseia principalmente em ganhar o interesse das pessoas sem ser invasivo.

4 – Credibilidade no mercado

Uma situação muito comum entre os profissionais da comunicação. Uma empresa pergunta: qual é o link do seu portfólio? Muitos já viram oportunidades escorrerem pelos dedos, por responder “ainda não tenho”. O mesmo acontece com as empresas que não tem site. No nosso contexto social, fazer comunicação digital também é uma condição para se adquirir confiança do consumidor. Principalmente pelo fato de a empresa se mostrar acessível para reclamações, assistência, etc.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *