Destaque, Mídias Digitais

O que são leads qualificados e qual a importância para a sua empresa?

Que nome dar a uma pessoa que tem potencial para ser seu cliente? Quando o assunto é marketing digital, o termo usado é “leads”.

Que nome dar a uma pessoa que tem potencial para ser seu cliente? Quando o assunto é marketing digital, o termo usado é “leads”. Sim, essa palavra tão usada significa exatamente o que dissemos no parágrafo acima.

Um lead é um cliente em potencial! No post de hoje vamos falar sobre a importância dos leads qualificados para a sua empresa. Acompanhe!

A princípio, como identificar os leads?

Existem diversas formas de identificar o interesse de uma pessoa em algo que você e sua empresa oferecem. Por exemplo, uma pessoa visitando simplesmente seu e-commerce, pode ou não ser um lead.

Em alguns casos, essa pessoa pode estar simplesmente dando aquela clássica “olhadinha”, contudo essa mesma pessoa pode pesquisar também nos sites dos seus concorrentes, e ansiosa já para fechar a compra, afinal, como saber quem é quem nessa história?

A resposta para essa pergunta está no processo chamado de “qualificação de leads”. A seguir explicaremos melhor do que se trata essa relevante questão no marketing digital.

Leads qualificados

Chamamos de “leads qualificados” as pessoas que estão potencialmente em busca daquilo que sua empresa está oferecendo. O ideal é enviar a mensagem certa para as pessoas que realmente estão em busca dela.

Algumas empresas compram mailing (listas de emails e contatos) e disparam, por exemplo, emails oferecendo serviços e produtos. Sabe-se lá quem são as pessoas que estavam na mira dessa mensagem, pois o foco está apenas na quantidade de endereços.

Enviam uma oferta para 15 mil pessoas, mas poucos preocupam-se, de fato, com a “qualidade” dessa base de contatos. A probabilidade de se encontrar leads qualificados nessa lista gigante é mínima.

A importância dos leads qualificados para minha empresa

Se você fizer uma mensagem e mirar seu envio para milhares de pessoas, para uma multidão aleatória, dificilmente terá um bom resultado.

Em outra situação, se sua empresa preparar um discurso segmentado, apropriado para um perfil específico de pessoas e encontrar um jeito adequado de entregar essa mensagem, provavelmente terá uma performance mais relevante.

Leads, conteúdo e marketing digital

Somos assediados o tempo todo com infinitos links, posts e informações. Se observar o seu próprio comportamento enquanto consumidor de conteúdo digital, perceberá que você segue alguns padrões e que ignora grande parte daquilo que recebe.

Isso acontece, provavelmente, porque você não era um lead qualificado para as marcas que tentam estabelecer comunicação. A ideia das estratégias de marketing digital é criar engajamento e relacionamento entre o lead e a marca. Dessa forma, aquela pessoa passa a enxergar a empresa com credibilidade, a dar autoridade a ela e, atualmente, se qualifica como lead.

Quando um lead se qualifica, geralmente pode-se considerar que ele já não está mais no topo do seu funil de vendas, pois, de fato, aquela pessoa já conhece o que você oferece e talvez já conhece seu diferencial.

Com os próximos passos que sua marca der (por exemplo, enviando email marketing de qualidade, posts relevantes, etc) é possível que o lead passe a levar em consideração a hipótese de fechar negócio com a sua empresa e não com o seu concorrente.

Atualmente suas estratégias estão com foco em leads qualificados? Deixe seu comentário e conte-nos!

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *