Pesquisas Acadêmicas

USP abre linha de pesquisa sobre a experiência do usuário nas redes digitais

História de empreendedorismo de Raquel CAmargo

Dica boa para quem está em busca de um local e de uma linha de pesquisa para se especializar nas redes digitais através de mestrado, doutorado e outras experiências acadêmicas ;) :

O Centro de Pesquisa Atopos, fundado em 2005 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), anunciou a abertura de nova linha de pesquisa, que abordará a experiência dos usuários nas redes digitais. A novidade é que o grupo passará a se dedicar sobre as expressões estéticas, sexuais e artísiticas do ambiente digital.

A intenção é contribuir para a “construção de referenciais teóricos e empíricos no que toca a essa nova realidade”, conforme divulgado em comunicado oficial. Com o título “Aoristos”, palavra do grego antigo que designa uma ação “indeterminada” ou “indefinida”, a nova linha faz referência à particular condição imersiva das redes digitais.

“Nossas noções de espaço e tempo parecem se dissolver diante da emergência de uma série de questões inéditas: seria possível, por exemplo, demarcarmos o lugar de ocorrência das vídeo-chamadas, dos games online ou das incontáveis trocas de fotos e mensagens nas redes sociais? Trata-se do corpo, dos dispositivos, dos cabos, das nuvens, dos satélites ou de nenhum ou todos esses elementos?”, diz texto sobre o lançamento. Para mais informações, acesse o site do Atopos.

Informações do site Comunique-se.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *