Destaque, Mídias Digitais, Social Media

Veja 5 dicas de bom uso de imagem para redes sociais

 

De acordo com os conceitos antigos do marketing, as marcas devem sempre mirar na necessidade do cliente e fazer com que a compra aconteça de forma natural. Isto foi dito muito antes da massificação das trocas digitais, e ainda hoje, este conceito deve ser levado em conta também no que diz respeito à resposta do consumidor: é importante confiar que realmente se faz parte da vida de quem consome.

O destaque das marcas no meio digital pode ser percebido pela maneira como se instalam no imaginário do público alvo. Algo que também faz parte dos antigos conceitos de marketing , mas que neste novo ambiente se mostra muito mais complexo que nas estruturas tradicionais de propaganda. Para se alcançar este sucesso, embora não haja uma receita, existem algumas dicas (selecionadas por nossa colaboradora Karina Marçal) que podem ajudar:

 

1- Seja o mesmo, independente da rede social.

A mudança de tom que muitas marcas adotam de acordo com a rede em que estão, muitas vezes transformam sua identidade e as torna irreconhecíveis e, além de não conquistar novos consumidores, também terminam passando pelo próprio público sem serem percebidas. Para não cairmos neste tipo de avesso, uma importante DICA é: Conheça a sua marca e saiba tudo sobre ela. Tudo que a representa em termos de imagem e identidade visual, e não subestime o poder de comunicação que têm estas representações.

exemplo post facebook empresa

2- Cada mídia tem suas regras.

Nunca devemos subestimar a importância de se conhecer a fundo as regras de cada plataforma de mídia social. É preciso pesquisar muito para conhecer cada uma delas, sobretudo porque junto com a mudança de mídia, geralmente, muda-se o público receptor.

Relacionando isso com o tópico anterior: não deixemos de lado a nossa identidade, é importante ser reconhecido, porém deve-se levar sempre em conta a cultura e o formato específico que cada plataforma nos coloca. A DICA importante aqui é: jogue o jogo sem ferir as regras!

Mesmo que a postagem do Facebook tenha sido um sucesso com uma determinada linguagem, ela não valerá para o twitter. Pesquise, conheça cada mídia, e tenha sucesso em todas elas.

Marketing digital imagem twitter netflix

3- Não economize cuidado na escolha da imagem

O Clichê que disse que “uma imagem vale mais que mil palavras” ainda é um paradigma a ser quebrado. Esse ditado nunca teve tanto sentido quanto na era digital, que tornou voláteis os encontros da marca com o consumidor.

Se antes, através da TV, as narrativas publicitárias eram pensadas para alguém que está sentado no sofá com os olhos postos no que a TV estava dizendo, agora este consumidor está, initerruptamente, avançando através da barra de rolagem em busca de algo interessante. Só as boas imagens podem fazer com ele pare para ver o que está sendo dito.

A DICA é: capte a atenção através do melhor que puder, em termos de imagem.

facebook case marketing digital coca cola

4- Saia da mesmice, proponha algo novo.

Dentro do universo digital, o sucesso de algumas marcas têm nos afirmado que as velhas narrativas fotográficas já não servem tanto como regra para as novas formas de se comunicar um produto. Temos visto que o sucesso das imagens nas mídias digitais está muito mais atrelado ao seu potencial sugestivo que ao produto em si.

Para simplificar podemos dizer que mais sugestivo que a foto de um bom rótulo de cerveja, pode ser a de um brinde entre amigos, num entardecer de happy hour.

A DICA é: pense nas situações que envolvem o seu produto, e vá além do óbvio.

despacito meme cemiterio marketing digital

5- Seja você mesmo

É comum que todas as marcas cobicem a geração que mais consome mídias digitais, porém é preciso ter atenção à linha que divide o natural do forçado. É importante que tenhamos diferentes maneiras de se dizer as mesmas coisas, mas muitas vez o pecado das marcas é de se vestir de algo que não são para alcançar o público jovem. A delicadeza desta questão está justamente no fato de serem tão conectados: a mesma capacidade que eles têm de viralizar uma imagem e de dar amplitude ao seu alcance, também vale para a disseminação do que lhe é desagradável e lhe pareça falso. A DICA é: use o bom senso para não dar margem para não dar margem para críticas destrutivas.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *