Oi pessoal, seguindo uma dica da Laura Stürmer eu decidi ler (na verdade ouvir) o livro 2-Hour Job Search e fiz algumas anotações para ajudar vocês na busca de empregos através de Referral processes.
Pessoalmente eu não coloquei as técnicas em prática ainda, mas elas parecem muito relevantes para o mecado canadense.
Step 1: Técnica LAMP (List, Alumni, Motivation, Posting) [70 min]
Criar um arquivo Excel com 4 colunas:
L: List [40 min]
Na coluna A criar uma lista com nome de 40+ empresas que você tem interesse (Potential employers).
· Idealmente não ultrapassar os 40 min nesse step.
· Copy/Paste nome das empresas, sem pesquisar muito. Caso não conheça a empresa usar a 1 click rule, não buscar mais informações que demorem mais de 1 clique para não desviar a atenção da atividade.
· Filtrar por localidade. Não adianta incluir na lista empresas que não possuem offices na sua região a menos que você esteja disposto a se mudar.
· Não pensar apenas nas empresas grandes: 2/3 dos empregos estão em empresas com até 100 funcionários. Empresas menores oferecem menos competição. Apenas 0.5% das empresas nos EUA tem mais de 500 funcionários e essas são as que os nomes são mais conhecidos.
Formas de buscar empresas:
· Linkedin: procure empresas que te interessam e na lateral busque o “Similar pages” para encontrar empresas parecidas.
· Wikipedia: procure pela empresa desejada e busque os principais concorrentes etc.
· Indeed: aumente a quantidade de resultados por página para gastar menos tempo e evitar cliques. Olhar empresas contratando a vaga desejada na região desejada.
· Trends: Seguir hashtags da área que você deseja e identificar empresas que estejam listadas nesses posts.
A: Alumni [10 min]
Na coluna B você deve identificar em cada uma das 40+ empresas se elas tem Alumni da sua faculdade com Y/N.
Sugestão pessoal: Por estarmos no Canadá eu sugiro adaptar este passo para identificar brasileiros na empresa ao invés de Alumini pois será mais fácil de fazermos contato com essas pessoas nos steps seguintes.
M: Motivation [5 min]
Na coluna C você deve definir sua Motivation para trabalhar nessa empresa.
· Use rates de 1 a 5 sendo que 5 são as empresas que você mais quer trabalhar e 2 para que você não quer tanto.
· 1 deve ser usado para empresas que você não tem informação suficiente para definir sua motivação ainda. Não pesquise sobre as empresas neste momento.
P: Postings [15 min]
Na coluna D você deve identificar Postings. Esta coluna será usada para definirmos a urgencia de contactar pessoas nessas empresas.
· Entre no Linkedin ou Indeed e defina quantas vagas cada empresa está postando.
· Use notas de 1 a 3 sendo 1 para pouca atividade e 3 para empresas com muitas vagas em aberto.
Após os 4 passos temos uma tabela com 4 colunas e cerca de 40 linhas e devemos ordena-la da seguinte forma:
· Posting: Do Maior para o Menor
· Motivation: Do Maior para o Menor
· Alumini (ou Brasileiros): De Sim para Não (alfabética decrescente)
Empresas que ficaram com M = 1 mas possuem P = 3 e A = Y podem ser pesquisadas neste momento. Se sua M mudar após a pesquisa, actualize a planilha e re-ordene pelas mesmas prioridades acima.
Depois da lista revisada, focaremos nas 5 top empresas no Step 2!
Step 2: Criando contatos nas empresas Top 5 [50 min]
Naturalize: Transformando a coluna ‘A’ da sua LAMP list de ‘N’ para ‘Y’ [20 min]
· No Linkedin: procure pelas empresas Top 5 por pessoas das mesmas faculdades que você estudou, preferenciamente em cargos similares ao que você procura e com uma senioridade maior que a sua mas que não sejam inalcançáveis.
· Sugestões para contatos frios: Se não encontrar pessoas da mesma faculdade, procure contatos que estão nos mesmos grupos que você, “Fan mails” ou que sejam 2nd degree connections.
· Se você não tiver acesso a uma pessoa da sua área na empresa desejada, busque os grupos que pessoas nesta posição seguem e defina se estes grupos combinam com seus interesses. Se sim, entre no grupo pois uma vez aprovado você terá acesso aos membros do grupo.
· Veja quais artigos estas pessoas estão publicando ou curtindo e entre em contato com as pessoas elogiando e pedindo mais informações sobre este assunto – Fan Mail. Pessoas gostam de falar sobre os assuntos e o elogio irá quebrar algumas barreiras.
· Para contatos 2nd degree, contate primeiramente o contato que vocês tem em comum perguntando se você pode contactar o contato dele(a) mencionando o nome do seu contato em 1st degree.
· “Adivinhe” os endereços de email das pessoas que você quer contactar: O site https://www.email-format.com/ irá sugerir possiveis formatos de email corporativo para as pessoas que você quer contactar nas empresas que estão no seu top 5 e é possivel validar se você conseguiu criar o email corretamente a partir do site https://mailtester.com/.
Apesar desse passo ser estranho para a gente, é importante lembrar que aqui no Canadá as pessoas usam os emails do trabalho muitas vezes como email pessoal, então se perguntarem como você conseguiu o email deles, informe que você encontrou online.
5 points e-mail [20 min]
· Entrar em contato com as pessoas identificadas no step anterior e manter um tracker dos contatos.
· 5 dicas para escrever uma mensagem que terá maiores chances de resposta:;
- Identifique no inicio qual a conexão entre vocês;
- Pedir conselhos não empregos;
- Defina seu objetivo claramente;
- Mensagens objetivas, com menos de 100 palavras, que caibam em uma tela de celular sem rolagem, para serem fáceis de responder;
- Crie um template que possa ser reutilizado para múltiplos contatos.
Ex:
Subject: Fellow <UofT> student seeking your advice
Dear <Mr. Jones>,
My name is <Stella>. I am a fellow graduate of your school.
Can I ask you a few questions about your experience at <company name>? I am trying to learn more about <Project Management> positions on <tech> companies in <Toronto> and your insights would be greatly appreciated.
I recognize this might be a busy time for you so if you are not able to connect via e-mail I will reach you next week to see if the time is more convenient.
Thank you for your time,
<Stella>
· Alguns contatos são melhores que os outros: Alguns não respondem, outros fingem que vão ajudar mas não ajudam – não estão interessados em ajudar e te fazem perder tempo, outros irão ajudar mas tem tempo limitado então seja objetivo.
· A cada 5 emails enviados geralmente 2 são respondidos e apenas 1 dessas pessoas irá realmente ajudar.
· Nunca deixe de responder a uma mensagem de alguém disposto a ajudar.
3B7 Track: Mantenha um tracker dos seus contatos [10 min]
· Idealmente use um calendário para garantir que você fará os follow ups adequadamente.
· Dia 0: O dia que você manda a primeira mensagem para seus contatos.
· Business Day 3: Identificar pelo tempo de resposta o interesse das pessoas em te ajudarem. Se o contato principal de uma das empresas não respondeu até o Day 3, usar o segundo contato naquela mesma empresa.
· Business Day 7: Se nenhuma das duas pessoas contactadas responder, tente ligar para o primeiro contato depois dos 7 business days, caso contrário mandar um follow-up apenas por pessoa.
Ex.:
I’m following up on my email from last week. I’m wondering if now is a more convenient time to talk. Please let me know if so.
· Melhor conseguir poucos contatos em multiplas empresas que multiplos contatos em poucas empresas.
Step 3: Conhecendo os “advocates”
Pesquisa e preparação [15 min por entrevista]
· Pesquisar empresa online, procure as manchetes sobre a empresa no site deles (notícias positivas) e no Google para saber assuntos negativos sobre a empresa no último ano.
· Pesquisar sobre o seu contato no Google, Linkedin ou hobbies. Se você encontrar informações públicas sobre o seu contato referente a realizações profissionais, artigos escritos etc eles podem ser usados como ice breakers na entrevista.
· Esteja preparado para contar uma história que responda pelo menos estas três perguntas abaixo em até 2 min e siga ordem cronológica para facilitar para o contato acompanhar a lógica.
Tell me about yourself
Why do you want to work for our organization?
Why do you want to work on this field?
· Esteja preparado para compartilhar algumas informações pessoais como hobbies e trabalhos comunitários que facilitem o rapport com seus contatos.
Entrevistas informativas [15 min por entrevista]
· Entrevistas informativas são encontros onde você conversa sobre a rotina de trabalho na empresa sem que esteja aplicando para uma vaga, apenas para coletar informações para futuras vagas, cover letters e referrals.
· Tome notas sobre o que foi abordado durante a conversa. Você precisará dessas informações em emails futuros.
· Estas entrevistas são quebradas em 3 etapas:
1) Comece com Small Talk:
· Quando você se encontrar para obter informações, comece a conversar com uma pergunta sobre “como está seu dia?” pois isso lhe dará uma indicação sobre se eles querem conversar ou estão com pressa.
· Faça a eles algumas das perguntas que você espera que façam e depois espelhe o comportamento delas. Por exemplo, pergunte a eles como eles decidiram trabalhar naquela empresa. Se eles levarem 60 segundos, você leva 60 segundos. Se eles entrarem em assuntos pessoais você entra nos assuntos pessoais.
· Se encontrou algum hobbie em comum não mencione que você descobriu isso online, mas mencione como algo que você tem interesse e que pode se tornar uma conversa mais longa durante a entrevista. Ex.: Se a pessoa aparecer em sites de corrida você pode mencionar “No meu tempo livre eu adoro correr” e ver se a pessoa quer continuar nesse assunto.
2) Após a small talk, mude para Q&A – Use o TIARA framework:
· Trate seu contato como expert nos assuntos e converta-o em um mentor ao pedir conselhos e perguntar o que ele faria se fosse você.
· Sugestões de perguntas T.I.A.R.A. para facilitar a conversa e conseguir informações relevantes para uso futuro:
- Trends: What trends are most impacting your business/field right now? How has your business or field changed most since you started? How do you think your business or field will change most dramatically in the next several years?
- Insights: What surprises you most about your job/your field, employer? What’s the best lesson you’ve learned on the job? What’s been your most valuable experience at your employer so far, and why? If you had to attribute your success to one skill or trait, what would it be? Is that trait shared by many across the organization or is it unique and you’ve adapted it to your advantage?
- Advice: What can I be doing right now to prepare myself for a career in this field? If I got hired, what should I be sure to do within the first thirty days to ensure I get off to the fastest start possible? What do you know now that you wished you’d known when you were in my position? If you were me, what would you be doing right now to maximize your change of breaking into this industry/field/function?
- Resources: What resources should I be sure to look into next? What next steps would you recommend for someone in my situation?
- Assignments: What project (s) have you done that you felt added the most value? Have any projects increased in popularity recently at your organization? Have you had interns/new graduates in the past? If so, what sort of projects have they done?
· Se durante suas perguntas “Resources” seu contato sugerir que você entre em contato com outras pessoas, hiring managers etc você tirou a sorte grande e seu contato está disposto a te ajudar, caso contrário peça por sites, eventos e livros sobre o assunto e pergunte por possíveis contatos apenas ao fazer o follow up.
3) Encerrando a conversa e próximos passos:
· Caso seu contato já esteja inclunado a apresentá-lo para outras pessoas, encerre a conversa agradecendo pelo tempo e informando que irá entrar em contato após falar com a pessoa indicada.
· Se não tiver tido muito progresso na conversa em relação a próximos passos, encerre a conversa pedindo que o seu contato se comprometa a ajudá-lo em um próximo momento, desde que você entre em contato com ele. Algo como:
“Our time is up but thank you so much for your time today. You’ve given me so much to think about and it sounds like you are working for a great organization.
I am going to take a few days to process all of the information you’ve shared.
If, on reflection, it seems like your organization and I may make a good mutual fit, is it ok if I get back to you to get your recommendations on how best to proceed from here?”
Follow up [permanente]
· Envie uma nota de agradecimento no dia seguinte à reunião, agradecendo pelo tempo e dicas, se for o caso peça o contato das pessoas mencionadas. Pergunte se você poderá entrar em contato com esta pessoa em nome do seu contato e se a pessoa estiver copiada no email clique em Reply All ao responder para mostrar ao seu contato que você irá agendar a reunião com o novo contato indicado.
· Umas semanas depois do encontro informe seu contato o quanto as dicas e informações compartilhadas estão ajudando no processo, inclusive se não tiver tido resultados positivos após seguir as orientações dele, e peça mais conselhos.
O pedido de mais conselhos é conhecido como Efeito Ben Franklin. A melhor maneira de aprofundar os relacionamentos não é retribuir favores, é pedir favores adicionais. O desequilíbrio de poder aprofunda os relacionamentos nos relacionamentos mentor-mentorado.
· Se nesta etapa você notar que seu contato não está respondendo de forma muito prestativa, pergunte dirteamente se ele pode te indicar próximos passos ou outros contatos. Nesta etapa você não terá muito a perder ao colocá-lo no spot. Volte para o 3B7 para procurar novos contatos.
Eu achei que muitas dicas são boas mas algumas são completamente fora da minha zona de conforto, então será uma experiência interessante colocá-las em prática.
E vocês, já estão usando essas técnicas? Como esta sendo?