ᴏ ǫᴜᴇ sᴀ̃ᴏ ʀᴏɪ ᴇ ᴄᴏɪ? ǫᴜᴀʟ ᴏ ᴄᴜsᴛᴏ ᴅᴇ ɪɢɴᴏʀᴀʀ ᴀʟɢᴏ?
Qual o custo de não treinar a equipe?
Qual o custo de não investir em um marketing profissional?
Qual o custo adiar a convergência de um negócio que funciona 100% sem presença digital?
Muitos empreendedores, gerentes e profissionais de marketing estão familiarizados com o conceito do ROI (Return on Investment). Em alguns estudos me deparei com um termo não muito usado por aí, que é o COI (Cost of Ignoring).

Especialistas usam o COI para analisar a quantidade monetária perdida quando a empresa falha em realizar um investimento estratégico no negócio em uma área que, caso tivesse sido realizado, garantiria eficiência operacional.
Em outras palavras, o custo de NÃO INVESTIR conscientemente em algo (principalmente em algo que aumenta sua eficiência operacional) pode ser um potencial futuro prejuízo. O que os administradores discutem é a importância de se calcular não apenas o ROI na hora tomar decisões, mas também de se calcular o COI, levando em conta que o “não” para algum investimento terá consequências.
Ao ler isso, me lembrei de algumas vezes nas quais eu apresentava uma proposta de estratégia digital e via o meu potencial cliente decidindo em não investir por alguma razão. No meio dessa crise, me solidarizo muito aos negócios que estão se adaptando rapidamente, aprendendo na prática como fazer a melhor abordagem possível para continuarem ativos.
Conversando com colegas da área, é possível perceber que algumas empresas precisaram fazer alguns ajustes para continuarem operacionais durante essa crise, todavia, é duro ver tantas outras empresas grandes que ainda não tinham estratégia de presença e operação digital e agora, infelizmente, passam pelo processo de ter um “custo alto”
Você conhecia o termo ROI? e o COI? Como acha que isso pode te ajudar no trabalho ou até mesmo em sua carreira?